Católicos Abrem Ação Contra "Porta dos Fundos" - Veja
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O ator Gregorio Duvivier interpreta Jesus Cristo em uma das esquetes de humor do Especial de Natal do canal Porta dos Fundos Reprodução / YouTube |
O documento ainda será analisado por um promotor, que decidirá se
instaura ou não uma investigação com base na representação. O documento
relata uma série de vídeos produzidos pelo canal do YouTube que
satirizam dogmas da religião católica, principalmente o “Especial de Natal”, que traz diversas esquetes que a associação considera “ofensivo à moral cristã”.
—
Vamos nos empenhar pesado nisso — afirmou, por telefone, Hermes
Rodrigues Nery, diretor de imprensa da associação brasiliense que veio
ao Rio protocolar a representação criminal.
“Não é de hoje que
esse canal faz questão de debochar e insultar, das mais diversas formas,
as religiões monoteístas – em especial o Cristianismo”, acusa um trecho
do documento.
Ao fazer a denúncia, a representação cita o Artigo
208 do Código Penal, cujo texto diz que “Escarnecer de alguém
publicamente, por motivo de crença ou função religiosa” pode ocasionar
pena de detenção, de um mês a um ano, ou multa.
“O vídeo foi
veiculado na antevéspera do NATAL e seu conteúdo escarnece de modo vil
do dogma cristão da concepção virginal de Jesus Cristo; ataca vários
símbolos religiosos – cruz do calvário, a passagem da mulher adúltera, o
ato da crucificação de Cristo, dentre outros; ofendendo, portanto, o
sentimento religioso de milhões de cidadãos brasileiros que são cristãos
– sentimento este protegido pela Constituição de 1988, e pelo
mencionado art. 208 do Código Penal”, enfatiza uma passagem da ação
pública.
Críticas nas redes sociais
Os
mesmos quadros que arrancam gargalhadas da maior parte do público
geraram revolta em grupos cristãos, que consideraram blasfêmia a paródia
com o nascimento de Jesus. O polêmico “Especial de Natal” desencadeou
reações fortes de alguns grupos católicos, que têm feito campanha contra
o canal de humor que virou fenômeno da web nacional. Internautas têm
usado as redes sociais para convocar quem não gostou da piada a marcar a
opção “não curti”. Por isso, o vídeo já conta com mais de 26 mil
rejeições, um dos índices mais altos do portal.
Ainda há uma petição online
que exige que a marca de cerveja Itaipava deixe de patrocinar os vídeos
do site e “de apoiar o ataque ao Cristianismo”. A fabricante de bebidas
já emitiu nota informando que manterá o patrocínio ao canal, mas fez
uma ressalva, enfatizando que “não apoia qualquer manifestação que venha
a atingir valores religiosos” e não teve qualquer envolvimento com a
produção do episódio em questão.
Fonte: O Globo