REAÇÃO: Psicólogos promovem encontro "em defesa da profissão" para discutir polêmicas sobre família e sexualidade
Início da matéria
Está marcado para o próximo mês o "I Encontro da ABRAPSIA", Associação Brasileira de Psicólogos em Ação, visando discutir temas polêmicos "em defesa da profissão".
A iniciativa, juntamente com o Movimento Psicólogos em Ação, surge num contexto onde a profissão de psicólogo no Brasil está sendo alvo de muitas críticas e descontentamento da parte de alguns profissionais e estudantes, que reclamam da influência ideológica e política na psicologia, desde o ensino nas Universidades até o que chamam de "perseguição" dos Conselhos Profissionais.
Ao que parece, o "I Encontro da ABRAPSIA" também irá discutir os efeitos negativos da confusão entre pensamento científico e ideologia ou visão política. Na pauta do encontro estão presentes temas como:
"O Curriculum nas Universidades de Psicologia: Ciência ou Objetivos Políticos?";
"Hipersexualização e Desamor entre Adolescentes no Século XXI";
"A Agenda e Políticas de Gênero - 'Os Direitos Sexuais de Crianças'";
"Depressão e Auto-Mutilação de Adolescentes";
"Atração pelo Mesmo Sexo: Identidade, Parafilia, Perversão, Imaturidade no Desenvolvimento, Doença ou Opção?", e outros.
Entre os participantes estão profissionais renomados, como Adriano Lima, pesquisador da Universidade de São Paulo; Renê Pereira, terapeuta sistêmica de família, especialista em psicodrama e Doutora em Sociologia e Ciências Políticas; Rozangela Justino, psicóloga de formação, psicodramatista, terapeuta em EMDR e mestranda em educação; Rosangela Rossi, psicóloga clínica e terapeuta em EMDR; Letícia Ferraz, psicóloga clínica e psicanalista, mestranda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Deuza Avellar, logoterapeuta, terapeuta em EMDR e brainspotting.
O evento começa no dia 07 e vai até 09 de setembro, sendo realizado no Lizon Curitiba Hotel, na Av. Sete de Setembro, 2246 - Centro, Curitiba - PR. É cobrado um valor a partir de R$ 180,00 para inscrição. Mais detalhes e contato, no cartaz abaixo: