ALERTA: Novo "jogo" online pelo WhatsApp coloca em risco crianças e adolescentes
Ontem, o Padawan [aprendiz] e seu amigo, começaram a ver um youtuber que eu nunca tinha visto em toda minha vida. Nessa hora meu sentido de aranha apitou, parei o que estava fazendo e prestei atenção no que o moleque estava falando no vídeo.
Ele estava mostrando um novo desafio online chamado Momo. Esse desafio consiste em adicionar, no WhatsApp, um contato com o suposto número do Momo e aí iniciar uma conversa. Fotos e videos perturbadores são enviados pelo Momo.
O tal do Momo usa a imagem de uma estátua que fica em Vanilla Gallery em Tóquio, Japão e é bem parecida com a Samara Morgan, do filme O Chamado:
![]() |
Perfil do "Momo" no WhatsApp, adicionado por crianças e adolescentes |
Ok, a primeira vista parece ser algo inofensivo e até bobo. Porém o lance começa a ficar mais sério quando a(s) pessoa(s) por trás do Momo começa a fazer ameaças envolvendo os familiares das crianças usando informações pessoais da família. Ou seja, o alerta é que nossos Padawans ficam expostos e muitas informações privadas podem ser reveladas e usadas por quem está por trás do Momo.
Pesquisando mais um pouco, o Momo é um bot para WhatsApp. Ele usa de inteligência artificial para coletar informações que, para muitos, pode ser insignificante em um primeiro momento. Porém, usando engenharia social, as crianças e adolescentes podem estar em risco.
Segundo o CyberHandbook , somente no Brasil 62 milhões de pessoas foram vítimas de cibercrimes em 2017, o que representa 61% da população adulta com acesso à internet. Entre crianças e adolescentes, esse número aumenta: Cerca de 80% dos pais não têm ideia dos conteúdos acessados pelos filhos diariamente na internet, o que os coloca em uma posição vulnerável.
Aqui entra o que eu SEMPRE falo em todas as minhas redes: Os pais têm o DEVER de monitorar o que seus Padawans [filhos, aprendizes, iniciantes, etc...] estão fazendo nas redes sociais. Não podemos usar a TV, smartphone, computadores e tablets como babás. O monitoramento tem de ser contínuo, pois só assim podemos prevenir problemas.
Converse com o seu Padawan. Pergunte se ele conhece esse desfio do Momo. Crie um canal de comunicação com ele pois, só assim, podemos evitar que o mal entre em nossas casas.
Comentário:
O texto acima foi extraído do blog "NerdPai" e a notícia também foi confirmada pelo jornal Diário de Notícias. Considerando a velocidade com que informações e modinhas da internet são disseminadas, esse alerta visa informar e prevenir os pais antes que consequências piores venham à tona.
O exemplo que tivemos no caso da "Baleia Azul", onde inúmeros adolescentes cometeram suicídio ao redor do mundo e também no Brasil, apenas nos mostra o quanto devemos estar atentos a esses modismos, devendo conscientizar os nossos filhos o quanto antes.
Comentário: Will R. Filho