Igreja usa espaço para oferecer cama e alimentação para moradores de rua no inverno
![]() |
Iniciativa visa suprir a necessidade de abrigo dos moradores de rua durante o inverno. Reprodução: Google |
Uma congregação cristã na Escócia resolveu utilizar o espaço do templo para oferecer abrigo aos moradores de rua, além de alimentação e banhos, durante o período de inverno, substituindo os bancos por camas de solteiro e cobertores.
É um refúgio seguro para homens e mulheres que estão mais acostumados a dormir em portas e cemitérios, graças a uma reforma de £220.000 realizada recentemente, para adaptar o templo às necessidades dos desabrigados.
Os bancos de madeira no deslumbrante santuário de tijolos vermelhos foram removidos e substituídos por camas de solteiro com lençóis e cobertores coloridos.
Uma nova extensão foi adicionada ao antigo edifício da Igreja Paroquial Stenhouse St Aidan, na Avenida Chesser, para abrigar um bloco de banheiros e chuveiros para homens.
A sacristia e os quartos pequenos foram convertidos em banheiros e chuveiros para mulheres, cujos dormitórios estão em uma área separada do santuário.
Voluntários de cerca de 70 congregações em Edimburgo usam a cozinha para fazer uma refeição de dois pratos para os usuários do serviço todas às noites.
O projeto de acomodação de emergência, aberto em 21 de dezembro do ano passado em caráter experimental, é uma parceria entre a Gorgie, Dalry, a Stenhouse Church of Scotland e a Bethany Christian Trust.
Até o momento, durante a temporada de inverno de 2018/19, o abrigo, que funciona das 21h às 6h30, recebeu 653 pessoas diferentes e forneceu 10.767 leitos.
Camas femininas no santuário
A sacristia e os quartos pequenos foram convertidos em banheiros e chuveiros para mulheres, cujos dormitórios estão em uma área separada do santuário.
Uma média de 60 pessoas, muitas das quais são transportadas para lá de minibus, usaram a instalação todas às noites.
Um banco de roupas de segunda mão, que também fornece novas roupas íntimas e produtos sanitários, está disponível e um café da manhã leve é servido pela manhã.
Gorgie, o gerente do prédio da Igreja Dalry Stenhouse, David MacLennan, disse: “O projeto piloto tem sido um sucesso retumbante".
“Jesus tinha uma grande preocupação pelos pobres e marginalizados e acreditamos firmemente que devemos compartilhar o amor de Deus por aqueles que são menos afortunados do que nós mesmos”, disse ele.
Até um tempo atrás, o projeto girava em torno de diferentes locais da igreja em Edimburgo e os usuários do serviço dormiam em esteiras no chão. A mudança favoreceu muito os desabrigados.
“Uma senhora estava literalmente dançando de alegria com a perspectiva de ter o conforto de uma cama e um banho quente", disse MacLennan.
Fonte: Church of Scotland