Professores que aderiam à manifestação terão salários descontados no Paraná
Início da matéria
![]() |
Professores que participaram de manifestação terão salários descontados no Panará |
Segundo estimativas da APP-Sindicato, entidade que representa a categoria, cerca de 50% dos professores teriam aderido à mobilização. Já a Secretaria de Estado da Educação (Seed) diz que 2,5% das escolas estaduais tiveram paralisação total, enquanto as unidades com paralisação parcial representariam 6,9%.
O presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, afirma que reivindicará ao governo do estado a reposição das horas não trabalhadas. “É um dia de mobilização nacional pela educação, temos o direito de manifestação e de greve com o compromisso de que nenhum estudante será prejudicado em termos de conteúdo”, diz.
Segundo ele, a entidade encaminhou um ofício previamente à Seed informando da paralisação, aprovada em assembleia da categoria.
Os servidores estaduais mantêm negociações com uma comissão do governo estadual para discutir a possibilidade data-base do funcionalismo desde o dia 29 de abril, data da última paralisação da categoria. O dia foi marcado por uma manifestação em frente ao Palácio Iguaçu, que lembrava o aniversário de quatro anos da Batalha do Centro Cívico.
Antes do dia 29 de abril, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) chegou a afirmar que não havia chance de conceder reajuste aos servidores públicos do Executivo paranaense. A manifestação daquele dia, no entanto, levou o governador em exercício, Darci Piana, a abrir uma discussão sobre o tema. Duas reuniões entre o governo e o funcionalismo já foram realizadas desde então, ainda sem acordo. O próximo encontro está agendado para o dia 21.
A comissão do governo estadual, liderada pelo superintendente de Diálogo e Interação Social, Mauro Rockenbach, decidiu que não descontará o salário dos servidores que pararam no dia 29 de abril, embora exija a reposição do dia não trabalhado. A paralisação desta quarta-feira, no entanto, não está em negociação, informou a Seap por meio de sua assessoria de imprensa.
Fonte: Tribuna PR