Ads Top

[Exclusivo] "Os pais precisam compreender que limites são necessários", diz psicóloga


Início da matéria
Livro Limites da psicóloga Marisa Lobo
Psicóloga Marisa Lobo explica a importância dos limites na educação. Foto/Reprodução: Revista Comunhão

A psicóloga Marisa Lobo, autora de sete livros sobre família, concedeu uma entrevista exclusiva ao Opinião Crítica para comentar um assunto de grande importância para os pais e educadores na atualidade, presente em seu mais novo livro chamado "Limites: o caminho para o equilíbrio emocional dos seus filhos", já disponível para compra na Amazon em formato digital e na Editora Vem de forma impressa.



Marisa Lobo, que é especialista em saúde mental e tem feito inúmeras palestras sobre depressão, suicídio e sexualidade, explica a importância do "não" na educação das crianças e como os pais devem agir para impor limite aos filhos. Confira abaixo:

Qual é a sua expectativa com o lançamento do seu mais novo livro?

_ É sempre  gratificante lançar um projeto novo, principalmente quando este projeto tem o intuito de ajudar pessoas, informar,  enfim trazer o conhecimento que é libertador.

Para que tipo de pessoa você indicaria o livro?

_ País, educadores, avós,  professores de escola dominical, líder, a todas as pessoas que se importam com uma educação com limites e com afeto. A todas as pessoas que se importam com o bem estar e saúde mental da criança e da família a qual ela está inserida.



Existe alguma recomendação especial que você daria aos leitores? 

_ Sim, ler, entender e colocar em prática,  pois só quando colocamos em prática  um conhecimento ele terá o poder de transformar nossa vida, é no caso do Livro Limites o caminho para o equilíbrio emocional dos seus filhos. Esta é a proposta, colocar em prática, dar outro direcionamento para a educação quando ela não está sendo boa, e fortalecer quando entendemos com a leitura que estamos no caminho certo.

O tema do livro é muito pertinente para os dias atuais. Tem algum assunto em particular que você gostaria de chamar mais atenção das famílias, entre os vários que você aborda?

_ Para garantir a saúde mental e auto estima das nossas crianças, os pais e educadores precisam compreender que LIMITES são necessários, dizer "não" é importante para a formação delas, e que temos a obrigação de educar com firmeza sim, porém a diferença sempre está no objetivo desse não e desses limites, nos porquês. Se estou pensando no bem da criança saberei comunicar amor, com limites afetivos.



O "não" quando dado com afeto e foco no problema, trazendo consciência do porque educa, não frustra. Filhos educados, família equilibrada. Outro fator importante que coloco no livro é a capacidade que alguns pais têm em deformar a natureza boa de seus filhos. Equilíbrio entre frustração e gratificação é fundamental. Não posso dar tudo o que meus filhos querem,  mas posso dar tudo o que precisam, inclusive um belo NÃO.

Você anunciou que a sua obra será lançada também no exterior. Espera que ela seja traduzida para outros idiomas?

_ Sim, será lançada em Orlando e Miami para o público cristão. Brasileiros residentes lá, estou indo com meu esposo Jofran para uma turnê, através do Conselho de pastores, onde o pastor Ledmar é o responsável, para uma série de palestras e eventos sobre educação de filhos, casais, família e também depressão. Estou muito feliz por ver meu trabalho sendo reconhecido em todo Brasil e agora em toda América. É Deus nos abençoando.

Quanto aos idiomas, existem pedidos, principalmente o livro Superação [outro lançamento] que também será lançado lá, para termos traduções em inglês e espanhol. O livro LIMITES é da Editora Vem. Já foi lançado também em e-book pela MKboocks e pode ser encontrado em toda plataforma digital de livros.
Tecnologia do Blogger.
close