"Não tem essa de fabricar dinheiro, isso não existe, é inflação, caos e miséria”

O presidente Jair Bolsonaro criticou a sugestão de algumas figuras, entre elas a do ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva, de que o Brasil deveria "fabricar" mais dinheiro, ou seja, mandar produzir no Banco Central.
No contexto da sua declaração, Bolsonaro criticou os efeitos que a pandemia do novo coronavírus tem causado no país, especialmente sobre a população mais humilde, formada em grande parte de trabalhadores informais.
“Quase 10 milhões de brasileiros perderam carteira assinada, os informais já perderam 80% do poder aquisitivo, estão sobrevivendo com parcela R$ 600, que depois de dois meses acaba", disse o presidente, segundo o Jornal de Brasília.
"E não tem essa de fabricar dinheiro, isso não existe, é inflação, caos e miséria”, completou, reforçando o que muitos analistas econômicos também concordam.
"Não funcionou na Alemanha de Weimar, no Brasil de Sarney e no Japão de Takahashi Korekiyo, muito menos na recente Venezuela de Chávez. Em todos os casos o resultado foi a hiperinflação", afirmou o economista Alexandre Nigri, CEO do Grupo Maxinvest e da MCP Realty, em um artigo para a Gazeta do Povo.
Para a oposição, no entanto, conselhos econômicos como o de Lula, condenado pro corrupção e lavagem de dinheiro, soam sábios e prudentes, muito embora possam levar de vez o país para o buraco.