Ads Top

"Fazer um socialista leva 5 minutos", diz Guedes ao falar de maturidade econômica


Início da matéria
"Fazer um socialista leva 5 minutos", diz Guedes ao falar de quem tem "bom coração"

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez uma rápida reflexão sobre regimes econômicos que existem no mundo, entre eles os totalitários, diferenciando o perfil do cidadão liberal e do socialista.

Para Guedes, o fato de querer ajudar o próximo faz com que muitas pessoas adotem o socialismo como ideal, mesmo sem entender a fundo os mecanismos econômicos que operam no mundo de forma mais justa e eficiente.

O ministro comparou o idealismo socialista ao sentimento religioso de caridade, algo que segundo Guedes é natural para todo ser humano. Todavia, o economista explicou que no mundo tal perspectiva é irreal, sendo algo a ser compreendido apenas com a maturidade.

“Você se torna um liberal ao longo de muitas décadas. Fazer um socialista leva 5 minutos porque ter um bom coração, querer ajudar os outros, isso ta nas grandes religiões, isso tá na solidariedade, na fraternidade, nós nascemos assim", disse Guedes.

"O liberalismo já é uma coisa mais sofisticada, você tem que compreender as vezes que você precisa justamente reforçar a liberdade pessoal de empreender, de ter uma opinião diferente da tribo pra você inovar", destacou o ministro durante a comissão mista sobre ações do governo na terça (30).

Guedes acrescentou ao seu raciocínio a necessidade de que para se compreender o liberalismo econômico é preciso não só estudo, como maturidade de vida.

"É uma coisa mais difícil, mais lenta, é um amadurecimento mais lento. Não é coincidência que os maiores liberais, quanto jovens, eram também socialistas e foram se aprofundando intelectualmente, estudando mais, e, percebendo essa conquista da civilização humana, que é justamente a liberdade, de empreender, de ter uma opinião diferente", conclui o ministro.
Tecnologia do Blogger.
close