Ads Top

Marina Silva sugere que Bolsonaro foi eleito através de "fraude e manipulação"


Início da matéria
Marisa Silva sugere que Bolsonaro foi eleito através de "fraude e manipulação"

A ex-candidata à presidência da República, Marina Silva, utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira (09) para sugerir que o presidente Jair Bolsonaro teria sido eleito através de "fraude e manipulação".

Marina se baseou na suspensão, na última terça-feira (09), de várias contas e perfis no Facebook acusados de criação de perfis falsos e com "comportamento inautêntico".

"A atividade incluiu a criação de pessoas fictícias fingindo ser repórteres, publicação de conteúdo e gerenciamento de páginas fingindo ser veículos de notícias", disse o Facebook em comunicado.

Segundo informações do G1, "uma investigação do laboratório DFRLabs, dos Estados Unidos, que mantém parceria com Facebook para analisar o comportamento de páginas derrubadas, apontou Tercio Arnaud Tomaz, assessor do presidente Bolsonaro, como administrador de alguns dos perfis" que foram derrubados.

"Como venho dizendo desde 2014, quem ganha uma eleição com fraude e manipulação, governa fazendo uso da mesma prática abusiva e criminosa. A derrubada de perfis falsos ligados a funcionários dos gabinetes da família Bolsonaro mostra claramente isso", disse Marina.

A declaração de Marina, contudo, carece de contundência, visto que ainda que algumas das páginas que tenham sido derrubadas pelo Facebook pertençam a pessoas ligadas a base de apoio de Bolsonaro, não é possível acusar um complexo sistema eleitoral onde um presidente foi eleito com quase 58 milhões de votos de fraude, meramente por alguns perfis suspeitos em uma rede social.

Além disso, é necessário saber se existiu uma conexão direta, intencional, da ação dessas contas com a campanha do então candidato Jair Bolsonaro, visto que na época milhares de pessoas e grupos apoiaram voluntariamente o atual presidente, assim como os demais candidatos.

Para a ex-candidata, contudo, "é preciso impedir o avanço dessa corrosão tóxica dos processos e instituições democráticas".
Tecnologia do Blogger.
close