Ads Top

China isola aldeia após morte de homem contaminado pela "Peste Negra"


Início da matéria

China isola aldeia após morte de homem contaminado pela "Peste Negra"

De acordo com a Comissão Municipal de Saúde de Baotou, um homem da aldeia Suji Xincun morreu de falha no aparelho circulatório. A morte foi relatada às autoridades de saúde no domingo, antes de ser confirmado na quinta-feira que ele morreu de peste bubônica, também conhecida historicamente como "Peste Negra".


Em um esforço para impedir uma possível propagação, a vila foi isolada e a desinfecção diária das casas foi ordenada. O público foi instado a tomar precauções extras e procurar atendimento médico imediato se desenvolver sintomas de febre ou tosse. 


A cidade de Baotou também colocou em quarentena pessoas que tiveram contato com o homem contaminado. Todos tiveram resultado negativo para a doença e tomaram medicamentos preventivos, disse a comissão de saúde em um comunicado em seu site. 


Nenhum outro caso da peste bubônica foi descoberto na área. Damao Banner, o distrito onde a aldeia de Suji Xincun está localizada, foi colocado em alerta de nível 3 para prevenção de pragas, o segundo mais baixo em um sistema de quatro níveis, até o final de 2020. 


Embora os casos de peste não sejam incomuns na China, os surtos têm se tornado cada vez mais raros. De 2009 a 2018, a China relatou 26 casos e 11 mortes. Até agora, em 2020, este é o segundo caso e primeira morte de peste bubônica confirmada no país.  


Em julho, um caso de peste bubônica foi registrado em um hospital na cidade de Bayan Nur. As autoridades emitiram um alerta proibindo a caça e a ingestão de animais que possam transmitir a peste. Também ordenou o fechamento de vários pontos turísticos.


De acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 1.000 e 2.000 pessoas contraem a peste todos os anos. No entanto, visto que esses números representam apenas casos relatados oficialmente, é provável que haja mais casos que não foram confirmados. 


Dados de 2016 afirmam que existe a possibilidade de praga em quase todos os continentes, especialmente no oeste dos Estados Unidos, partes do Brasil, áreas espalhadas no sudeste da África e grandes áreas da China, Índia e Oriente Médio. 


A peste é causada por bactérias e transmitida por picadas de pulgas e animais infectados. Embora frequentemente associada à pandemia da Peste Negra que matou mais de 50 milhões de pessoas na Europa na Idade Média, ela não foi totalmente eliminada e foi classificada como uma doença reemergente pela OMS. Com: Metro

Tecnologia do Blogger.
close