Ads Top

Após Barroso, Fachin também faz comentários com insinuações contra o governo


Início da matéria

Fachin revoga decisão que autorizava PGR a acessar dados da Lava Jato |  Agência Brasil

O número de comentários políticos feitos por ministros do Supremo Tribunal Federal são de chamar atenção, dado a natureza imparcial que exige a magistratura, especialmente na mais alta Corte do país.

 

Entretanto, após Luís Roberto Barroso fazer críticas explícitas contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, acusando-o de defender a "ditadura" e a "tortura", agora foi a vez do também ministro do STF, Edson Fachin, fazer uma série de insinuações contra o governo.


Ao comentar às eleições desse ano e a de 2022 (presidencial), Fachin disse que o Brasil teria duas agendas, uma ligada ao autoritarismo e outra à Constituição.


"Creio que a sociedade brasileira precisa se preparar para fazer uma escolha entre essas duas agendas e esses dois projetos. E isso, na via da democracia deliberativa, se dará em 2022", disse Fachin em transmissão ao vivo nesta segunda-feira (31), promovida pelo programa Violações e Retrocessos, coordenado por acadêmicos de direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná).


"Uma agenda em raízes de elogio à ditadura civil-militar, uma agenda, portanto, de mentes autoritárias, de menosprezo à democracia, de menosprezo a questões vitais, como meio ambiente, povos indígenas, quilombolas", disse ele, segundo O Tempo.


O contexto da fala de Fachin, ligado às declarações do seu colega, Roberto Barroso, bem como ao conjunto de críticas da oposição ao atual presidente da República, sugerem claramente se tratar de mais uma manifestação de cunho político de um ministro do STF contra o atual governo.


Fachin acrescentou: "De uma agenda que mistura o nome de Deus com negócios do Estado e uma agenda que tem uma política armamentista, que desrespeita as instituições democráticas, que ofende a imprensa, que escolhe inimigos externos e que busca, entre outras coisas, o controle da educação e do ensino."

Tecnologia do Blogger.
close