Ads Top

Atila Iamarino diz que tratamento precoce com ivermectina é "placebo fúnebre"

Atila Iamarino diz que tratamento precoce com ivermectina é "placebo fúnebre"


O biólogo-ativista e youtuber Atila Iamarino voltou a criticar o tratamento precoce contra o novo coronavírus utilizando os medicamentos cloroquina e ivermectina. Segundo ele, o uso desse método seria uma espécie de "placebo fúnebre".


"'Tratamento precoce' com cloroquina, ivermectina e afins é o pior placebo. É um placebo de consciência, um placebo fúnebre. Que incentiva as pessoas a se exporem e alivia a consciência de gestores que deveriam barrar o vírus e usam a saída fácil agindo como se  fosse tratamento", disse ele em sua rede social.


A opinião de Atila, no entanto, vai de encontro ao que dizem diversos médicos renomados dentro e fora do país, bem como contra alguns estudos sobre tais medicamentos. Em um deles, por exemplo, foi apontado que a profilaxia com duas doses de ivermectina levou a uma redução de 73% na infecção por COVID-19 entre os profissionais de saúde (HCWs).


Esse estudo foi conduzido pela AIIMS-Bhubaneswar entre 20 de setembro e 19 de outubro do ano passado, comprovando a eficácia do medicamento para a prevenção do coronavírus.


“Considerando o fato de que a ivermectina demonstrou ter diversos mecanismos pelos quais ataca com sucesso o SARS-CoV-2, decidimos usá-la. A ivermectina tem um perfil de segurança comprovado como uma droga segura que tem sido usada por muitas décadas", explicou o autor correspondente do estudo e Diretor da AIIMS, Gitanjali Batmanabane, segundo a New Indian Express.


Quanto à cloroquina, um estudo recente também foi anunciado pelo Dr. Vladimir Zelenko e sua equipe, os quais analisaram dados de seus pacientes. A pesquisa foi aceita para publicação na International Journal of Antimicrobial Agents.


O estudo concluiu que a intervenção precoce e o tratamento de pacientes de alto risco com COVID-19 resultaram em um número significativamente menor de hospitalizações e mortes. A fonte original da pesquisa pode ser consultada aqui.

Tecnologia do Blogger.
close