Ads Top

Fiscalização descobre 40 leitos de UTI ocultos do SUS no Rio de Janeiro

Fiscalização descobre 40 leitos de UTI ocultos do SUS no Rio de Janeiro


O governo do Rio de Janeiro identificou mais de 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocultados por alguns municípios da Central Estadual de Regulação (CER). O estado começou a fiscalização dessa situação na quinta-feira (18) e, até agora, já inspecionou unidades de saúde de oito cidades.


Os números exatos de leitos de UTI que não estavam à disposição da Secretaria Estadual da Saúde devem ser divulgados nos próximos dias, segundo o secretário da Saúde, Carlos Chaves. "Essa fiscalização será contínua e não tem previsão para acabar. Precisamos de todos os leitos disponíveis para população fluminense", afirmou. 


A fiscalização é feita de surpresa e o objetivo é incluir os leitos supostamente ocultos na central de regulação, para distribuir de forma equilibrada as vagas nas UTIs e atender toda a população fluminense, inclusive em caso de transferência.


A regulação feita pelo estado é o processo responsável por garantir o acesso ágil e de forma mais justa aos leitos hospitalares. O governo alega que algumas cidades do Rio de Janeiro estão “escondendo” leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) ao não cadastrar todas suas vagas no CER. 


A Secretaria Estadual de Saúde publicou em edição extra do Diário Oficial do estado, em janeiro, uma resolução que criou a regulação unificada para leitos destinados a pacientes com Covid-19 em todo o território fluminense. Com: CNN Brasil

Tecnologia do Blogger.
close