Ads Top

Olavo de Carvalho: "Estão demolindo o Brasil para vendê-lo à China a preço de banana"

Olavo de Carvalho: "Estão demolindo o Brasil para vendê-lo à China a preço de banana"


O escritor Olavo de Carvalho fez uma declaração polêmica nesta quarta-feira (17), endossando uma das teorias conspiratórias quanto ao surgimento da pandemia do novo coronavírus no mundo, a saber: de que ela seria algo proposital para fins de interesse econômico da China em detrimento da concorrência com outros países.


"Estão demolindo o Brasil para vendê-lo à China a preço de banana. Isso é tão óbvio que não percebê-lo é doença mental grave", afirmou Olavo em sua rede social, ressaltando em outra publicação que "o lockdown é só para foder [sic] com o Bolsonaro."


Não é a primeira fez que Olavo emite uma opinião polêmica sobre a pandemia. Em março do ano passado (202) ele chegou a dizer que o surto "simplesmente não existe", argumentando se tratar de uma manipulação.


“O número de mortes dessa suposta epidemia [do coronavírus] não aumentou em nem um único caso o número habitual de mortos por gripe no mundo. Nem um único caso, gente! Essa endemia simplesmente não existe”, disse ele na época, segundo o Poder360.


O escritor pode ter se equivocado flagrantemente quanto à existência da pandemia, mas a teoria conspiratória de que a China estaria, ou teria utilizado a mesma por interesses internacionais ainda é alimentada por muitos. 


O mundialmente reconhecido artista chinês Ai Weiwei, criador de um documentário sobre o surto em Whuan, foi taxativo durante uma entrevista para a Veja em agosto passado: "É um fato que a China mentiu no início da epidemia e encobriu a real dimensão do problema por um tempo que seria precioso, tornando muito mais difícil controlar o vírus".


Sobre a teoria de que o Covid-19 teria surgido em um laboratório chinês, Weiwei também não descartou essa possibilidade. "O argumento não soa tão conspiratório para mim. Não me convence a explicação de que o coronavírus teria surgido da natureza ou em um mercado de animais, como se diz", disse ele.

Tecnologia do Blogger.
close